Fernando Prass e Douglas Costa são convocados para a seleção Rio-2016

Único jornal diário gratuito no metrô

OLIMPÍADA – A estreia da seleção brasileiro no torneio olímpico será contra a África do Sul. O jogo será em Brasília, no Mané Garrincha, às 16h, no dia 4 de agosto

O goleiro Fernando Prass, 37, do Palmeiras, o atacante Douglas Costa, do Bayern de Munique, além do atacante Neymar, do Barcelona, são os três jogadores com mais de 23 anos convocados para os Jogos Olímpicos do Rio. A lista com os 18 jogadores convocados para a Olimpíada do Rio foi anunciada nesta quarta-feira (29) pelo técnico Rogério Micale, que foi confirmado como técnico da seleção olímpica há duas semanas após a demissão de Dunga.

Prass se tornou o jogador brasileiro mais velho a ser convocado para uma Olimpíada. “É um jogador que tive muitas informações. Ele exerce uma liderança no vestiário e é capitão do seu clube. Mostrou em momentos como penalidades que está apto para isso. É agregador. Queremos isso na seleção. Ele já contava com a nossa simpatia. Tem perfil de liderança. Vem se destacando e quer ganhar sempre”, disse Micale sobre Prass.

Ele teve dificuldades para elaborar a lista porque muitos clubes europeus dificultaram a liberação dos atletas. A seleção brasileira olímpica inicia a preparação no dia 18 de julho na Granja Comary. No dia 30, em Goiânia, a equipe realiza contra o Japão seu único amistoso neste período de preparação.

A estreia no torneio olímpico será contra a África do Sul. O jogo será em Brasília, no Mané Garrincha, às 16h, no dia 4 de agosto. Cabeça de chave do Grupo A, a seleção enfrentará ainda o Iraque, também na capital federal, no dia 7 de agosto, às 22h. Na última rodada da fase classificatória, a equipe pega a Dinamarca, às 22h, em Salvador.

O torneio de futebol masculino tem 16 equipes disputando a primeira fase, divididos em quatro grupos. Os dois melhores de cada se classificam para as quartas de final. O Brasil nunca conquistou uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos. O país já ganhou cinco medalhas: prata em Los Angeles 1984, prata em Seul 1988, bronze em Atlanta 1996, bronze em Pequim 2008 e prata em Londres 2012.

 

Convocados

 

GOLEIROS

Fernando Prass (Palmeiras)

Uilson (Atlético-MG)

 

ZAGUEIROS

Luan (Vasco)

Rodrigo Caio (São Paulo)

Marquinhos (Paris Saint-Germain)

 

LATERAIS

Douglas Santos (Atlético-MG)

Zeca (Santos)

Willian (Internacional)

 

MEIAS

Rafinha (Barcelona)

Rodrigo Dourado (Internacional)

Fred (Shakhtar Donetsk)

Tiago Maia (Santos)

Felipe Anderson (Lazio)

 

ATACANTES

Neymar (Barcelona)

Douglas Costa (Bayern de Munique)

Gabriel (Santos)

Gabriel Jesus (Palmeiras)

Luan (Grêmio)

 

Foto: Leonardo Benassatto/Folhapress