Maquete do Rio com mais de 900 mil peças de brinquedo lego será atração

Único jornal diário gratuito no metrô

Uma maquete do Rio de Janeiro, feita com 947 mil peças de brinquedo e doada à cidade, vai ser apresentada ao público nesta sexta-feira (5), dia de abertura da Olimpíada, e inclui 25 pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, o Maracanã, o Museu do Amanhã e o próprio Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

O trabalho ficará exposto dentro do Boulevard Olímpico, a partir das 11h de sexta-feira, até domingo (21), em uma área revitalizada, na região portuária. Depois, será acomodado no Museu da Cidade, no Parque da Cidade, na Gávea, aberto à visitação.

Com 30 metros quadrados, a maquete é um presente à cidade do grupo dinamarquês Lego, fabricante desse tipo de brinquedo. Na maquete, além dos pontos turísticos, todos feitos de peças do brinquedo, há cenas do dia a dia no Rio, que, segundo os montadores especializados, dão vida à paisagem.

Os pequenos bonecos aparecem espalhados, curtindo a Praia de Copacabana – e até assistindo a um casamento no Hotel Copacabana Palace – desfilando no carnaval, no Sambódromo, andando de skate no Parque Madureira, de bicicleta, pelas novas ciclovias ou escalando o Pão de Açúcar, por exemplo.

A construção da maquete durou quase um ano e foi dividida entre três países: República Checa, Dinamarca e Estados Unidos, de onde partes da construção, que chega a ter 1,5 metro de altura, foram enviadas ao Brasil.