Alckmin vai à Justiça contra Twitter para a quebrar sigilo dos usuários

Único jornal diário gratuito no metrô

static_qr_code_without_logo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), pediu à Justiça de São Paulo a quebra do sigilo cadastral de seis usuários do Twitter que, em postagens na rede social, o chamam de “ladrão da merenda” e “corrupto”.

O advogado do governador no caso é Anderson Pomini, que recentemente foi anunciado pelo prefeito eleito de São Paulo, João Doria, como o próximo secretário de Assuntos Jurídicos da capital.

O Twitter é o alvo da ação. Alckmin quer os IPs, espécie de endereço virtual das máquinas onde foram feitas as postagens que considerou ofensivas, além de dados cadastrais – nome e e-mail, por exemplo – dos seis usuários. No processo, argumenta que comentários feitos por eles “extrapolam os limites da liberdade de expressão” e pede que a Justiça autorize a quebra do sigilo para que possa, depois, processá-los individualmente.

A maioria das postagens consideradas ofensivas pelo governador faz referência ao escândalo da merenda em São Paulo. “O ladrão do governador desviou a verba da merenda e ninguém fala nada”, diz um dos textos. Um dos internautas chega a questionar se os “netos [de Alckmin] também comem merenda com lagartixa ou são só os filhos dos trabalhadores de São Paulo”.