Marginais em São Paulo têm novo aumento de acidentes

Único jornal diário gratuito no metrô

O número de acidentes com vítimas nas marginais Tietê e Pinheiros aumentou pelo terceiro mês consecutivo desde a elevação dos limites de velocidade nas vias pela gestão de João Doria (PSDB) na Prefeitura de São Paulo.

De acordo com dados divulgados pelo batalhão de trânsito da PM, houve crescimento de 29,5% nos acidentes em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 136 ocorrências registradas contra 105 no período anterior. Entre fevereiro e abril, três meses após as mudanças, o aumento foi ainda maior. No intervalo, o número de batidas com vítimas atingiu 43% em comparação com mesmo período em 2016.

O índice de mortes no trânsito nas marginais acompanhou a tendência de alta nos quatro primeiros meses do ano. Foram 10 acidentes fatais no total, sendo que 9 envolveram motociclistas e 1 atropelamento. Entre janeiro e abril de 2016, foram registradas seis mortes nas duas vias.

A mesma tendência de alta foi registrada nas ocorrências com vítimas envolvendo motocicletas. Em abril deste ano, foram computados 44,3% mais acidentes do que o mesmo mês no ano anterior. Foram 114 acidentes contra 79, segundo dados da PM.

No acumulado dos três meses após a mudança nas velocidades, 54,3% mais motociclistas se acidentaram nas marginais Tietê e Pinheiros do que em igual período de 2016. Os motociclistas representam 80% dos atendimentos de acidentes com vítimas realizados pela PM.

De acordo com dados do batalhão de policiamento responsável pelas marginais, o trecho com maior número de acidentes sobre duas rodas fica na Pinheiros entre as pontes Jaguaré e Cidade Universitária, nos dois sentidos. Nesse trecho foram registradas 49 ocorrências, ou 12% das batidas envolvendo motos.