Febre amarela fecha o primeiro parque na zona leste da capital

Único jornal diário gratuito no metrô

Mais um parque ficará fechado em São Paulo devido à morte de um macaco infectado com febre amarela. E, pela primeira vez, na zona leste da capital paulista – todos os outros 12 fechados nas últimas semanas eram na zona norte. O Parque Ecológico do Tietê será interditado preventivamente a partir deste sábado (11), após um símio infectado ter morrido na região.

O parque, que já estava sendo esvaziado nesta sexta (10), margeia as rodovias que dão acesso ao município de Guarulhos (Grande SP) e ao aeroporto internacional de Cumbica. Ele recebe cerca de 4.000 pessoas por dia útil – e 40 mil nos finais de semana.

Além disso, uma área num raio de 800 metros do local passará por operação de vacinação. A ação deve contemplar cerca de 8.000 moradores dos bairros Jardim São Francisco e Jardim Piratininga, no distrito de Cangaíba. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Saúde, David Uip.

Desde a confirmação da morte de um macaco por febre amarela no Horto Florestal, em 20 de outubro, uma série de medidas foram anunciadas contra a doença. Inicialmente a Secretaria de Estado da Saúde fechou o Horto e, junto com a prefeitura, deu início a uma operação de vacinação na região. A ocorrência da doença em São Paulo foi considerada pelo Ministério da Saúde como um novo ciclo da doença, diferente do anterior deste ano.

O governo do Estado projeta a reabertura dos parques estaduais que foram fechados para janeiro de 2018. É esperada a chegada de 2,8 milhões de doses da vacina nos próximos dias para a abastecer a capital, dez cidades na região do Alto Tietê e sete na região de Osasco -os municípios a oeste de São Paulo têm zonas de mata que fazem parte de um corredor ecológico pelo qual a doença pode se proliferar.