Obras para a construção da estação Morumbi do Metrô têm início em SP

Único jornal diário gratuito no metrô

As obras da estação Morumbi, que fará parte da Linha 17-Ouro, em sistema de monotrilho, foram iniciadas na última sexta-feira (16) na capital paulista. A nova estação será elevada e ficará na Marginal Pinheiros, entre a estação Morumbi da CPTM e a margem do rio Pinheiros, na altura da rua Engenheiro Mesquita Sampaio, permitindo acesso rápido e gratuito à Linha 9-Esmeralda.

“A estação vai permitir a integração da Linha 9 com a futura Linha 17, que vai do Aeroporto de Congonhas até a Marginal Pinheiros. As obras começam com 70 trabalhadores e, no auge, vai gerar 350 empregos diretos. Esta é a oitava estação que começamos na linha 17, que já tem 984 trabalhadores atuando”, disse o governador Geraldo Alckmin. Os trabalhos também incluem obras de adequações na estação da CPTM.

A nova estação da Linha 17 deve atender a 41 mil passageiros por dia. Ela terá 8.600 m² de área construída, contando com duas plataformas laterais de 60 metros cada, ventilação e iluminação natural, além de captação de água pluvial para limpeza das calçadas e irrigação dos jardins.

 

A Morumbi será a última estação do trecho prioritário da Linha 17-Ouro, que terá 7,7 km de extensão e oito estações, entre Congonhas e Morumbi (CPTM), além de conexão com a Linhas 5-Lilás, na estação Campo Belo. Atualmente, cerca de 1.200 pessoas trabalham nas obras de implantação da Linha 17 e no pátio de manutenção. A expectativa é de concluir o trecho no segundo semestre de 2019, atendendo a 185 mil usuários por dia.