Share
Márcio França confirma Smanio como chefe do Ministério Público

Márcio França confirma Smanio como chefe do Ministério Público

O governador Márcio França (PSB) confirmou nesta quarta-feira (11) o procurador Gianpaolo Smanio para mais um mandato como chefe do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo).
Candidato à reeleição como procurador-geral, Smanio foi o mais votado por integrantes do órgão para chefiar a instituição. A eleição interna foi realizada no sábado (7), mas pelas regras o governador não tem que nomear o escolhido pela maioria.
França chamou o procurador-geral ao Palácio dos Bandeirantes na manhã desta quarta e confirmou a recondução dele, segundo assessores do governo e do Ministério Público.
Smanio, nomeado para a atual gestão em 2016 pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), permanecerá à frente da instituição no biênio 2018-2020.
França, que assumiu o governo na sexta-feira (6), começou a definir nesta semana seu secretariado. Os primeiros nomeados são pessoas de confiança do socialista, que o acompanham há anos.
No mês passado, em entrevista à Folha de S.Paulo, Smanio respondeu às críticas de que a instituição não trata o PSDB com rigor. O partido participa do governo estadual há mais de 20 anos.
“Temos investigações em relação a todos os partidos. E ações criminais propostas contra pessoas ligadas a partidos, inclusive ao partido do governo. O trabalho é profissional, sério e independente”, afirmou o procurador-geral.
Smanio é bacharel em direito pela USP, mestre e doutor pela PUC-SP e integra o MP-SP desde 1988.

(Folhapress)
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Deixe seu Comentário