SP mantém e amplia vacinação contra gripe a partir desta segunda no estado

Único jornal diário gratuito no metrô

A Secretaria da Saúde decidiu manter e ampliar a campanha de vacinação contra a gripe, que se encerraria na sexta-feira (22) no Estado de São Paulo. A partir desta segunda-feira (25), os municípios que ainda tiverem estoque de imunizantes devem estender a vacinação também a crianças de 5 a 9 anos e a adultos de 50 a 59 anos.

O Ministério da Saúde já registra 44 mortes de crianças com até 5 anos por complicações relacionadas à gripe. O número é mais que o dobro do mesmo período do ano passado, quando foram 14 óbitos.

Pelos cálculos da pasta, 3,6 milhões de menores de 5 anos não foram imunizados. Com isso, a taxa de cobertura atingiu 67,7%. A expectativa é de que alcançasse, no mínimo, 90% da população nesta faixa etária.

O motivo da ampliação em São Paulo é que a campanha não atingiu a meta de imunizar 90% da população dos grupos de risco no Estado. Cerca de 950 mil crianças e 170 mil gestantes ainda precisam ser vacinadas, conforme a pasta. Nesses grupos de risco, a cobertura vacinal atingiu 59,1% das grávidas e apenas 58,3% das crianças.

No interior, muitas cidades já haviam decidido intensificar as campanhas de vacinação. Em Botucatu, a Secretaria de Saúde confirmou a primeira morte pela gripe ontem. A vítima do influenza H1N1 foi um jovem de 19 anos que estava internado no Hospital das Clínicas da cidade.

Conforme o secretário André Spadaro, a vacinação atingiu apenas 74,5% do público-alvo e, no caso das crianças de 6 meses a 5 anos, ficou em 44%. “Entramos em contato com a Vigilância Epidemiológica Estadual e pedimos reforço de vacinas.”

Foto: Sandro de Souza/AE