Governador de SP homenageia policial que evitou sequestro e matou bandido

Único jornal diário gratuito no metrô

O governador Márcio França homenageou nesta quarta-feira (15), no Palácio dos Bandeirantes, o policial civil Edemilson Silvestre, que reagiu a um roubo praticado contra um supermercado em São José dos Campos na noite de terça (14). A ação do policial evitou que os assaltantes fizessem reféns dentro da loja. Durante a reação, Silvestre atirou uma única vez, matando um dos bandidos. Ciente de que o policial é são-paulino, o governador entregou a ele uma camisa oficial do São Paulo Futebol Clube.

“A ideia era dizer obrigado, demonstrar à polícia que vamos estar sempre juntos, nos bons e nos maus momentos”, resumiu França. Porém, o governador fez a ressalva de que não se trata de optar pela violência: “Não quero incentivar o policial a atirar, quero é inibir o bandido. Quero que ele saiba que os policiais paulistas estão armados e são treinados para reagir. Eles são especialistas em segurança pública”, completou o governador.

Depois de salientar que a letalidade nas ações policiais vem diminuindo no Estado, França reforçou que “ninguém gosta de ver um jovem morto”, mas reforçou que “não podemos passar a sensação para o policial de que ele vai ter problemas se agir em defesa do cidadão de bem, de acordo com a delegação que a sociedade passou a ele”.

Em seguida, o governador fez o alerta: “Quero é que a pessoa pense duas vezes antes de ir para a rua cometer um crime. Eles precisam saber que vão correr risco de vida caso encontrem um policial paulista. E infelizmente hoje o rapaz morreu”.

Silvestre tem 24 anos de serviços prestados à Polícia Civil e atualmente está lotado na Delegacia de Defesa da Mulher. O policial agradeceu o apoio do governador e se emocionou com a homenagem. O delegado Geral de Polícia do Estado, Paulo Afonso Bicudo, e o deputado estadual Delegado Olim também participaram da cerimônia.

Foto: Divulgação