CET intensifica blitze em vagas de deficientes e idosos nesta semana

Único jornal diário gratuito no metrô

 

 

A Companhia de Engenharia de Tráfego irá realizar blitze para verificar se as vagas de idosos e pessoas com deficiências estão sendo cumpridas por motoristas nos estabelecimentos privados. A ação, que é recorrente, será intensificada entre os dias 18 e 21 de setembro em shoppings e hipermercados por conta da Semana da Mobilidade, onde estão programados vários eventos na cidade.

A fiscalização em estabelecimentos privados começou em 1º de setembro de 2017. Em um ano, a CET registrou 3.250 autuações por desrespeito à vagas especiais. A maioria das infrações é por desrespeito às vagas de idosos (2.808 multas) e 442 autuações por uso indevido das vagas para pessoas com deficiências. A ação vem acontecendo em shoppings e supermercados que já se adequaram à sinalização correta para estas vagas especiais, cumprindo as regras do Manual de Sinalização da CET.

Para utilização das vagas especiais, os idosos e deficientes devem possuir um cartão de estacionamento nominal específico. Quem estiver sem esse documento, poderá ser autuado. O desrespeito à lei resulta em multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de motorista. Para denunciar o uso irregular da vaga, o cidadão ou a administração do estabelecimento poderá acionar a CET pelo telefone 1188. A fiscalização em vagas especiais nas ruas é permanente e continua sendo feita normalmente.

 

Foto: Renato S Cerqueira – AE