SP amplia atendimento e prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa

Único jornal diário gratuito no metrô

 

 

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, participaram nesta quarta-feira (3) da cerimônia de abertura do Outubro Rosa no Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva (HMEC) – Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte da capital.

Durante o evento, o prefeito anunciou a implantação dos serviços que ampliarão o acesso ao diagnóstico precoce e consequente tratamento oportuno ao câncer de mama. Serão inaugurados neste mês dez novas unidades de Serviços de Referência de Mama (SRM) nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) da cidade: Unidade de Diagnóstico por Imagem Sé (Centro) e nos Hospitais Dia São Miguel – Tito Lopes (Leste), Vila Guilherme, Brasilândia/Freguesia do Ó (Norte), Butantã, Lapa – Sorocabana (Oeste), Vila Prudente e em Campo Limpo, Capela do Socorro e Cidade Ademar (Sul). Os serviços existentes nos Hospitais Dia de São Mateus – Dr. Henrique C Gonçalves (Leste) e Penha (Sudeste), serão implementados para melhor atender à saúde da mama.

“Estamos triplicando a quantidade de atendimentos, elevando de dois espaços para 12 no município. É algo mais que necessário em uma cidade com números superlativos”, destacou o prefeito Bruno Covas.

Além da inauguração dos serviços, as seis CRS realizarão atividades de prevenção e promoção de saúde, com ênfase na saúde da mulher, incluindo o estímulo às práticas de atividades físicas e alimentação adequada, que ajudam na redução da obesidade e no risco de câncer de mama. É importante destacar que o município de São Paulo estimula o Programa Nacional de Rastreamento do Câncer de Mama do Ministério da Saúde, que recomenda uma mamografia a cada dois anos para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

“Prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais. E é dever do poder público garantir o acesso aos serviços referenciados desde a primeira consulta até o tratamento adequado e eficaz no controle do câncer de mama”, diz Edson Aparecido.

 

Foto: Heloísa Ballarini Secom