Prefeito premia finalistas da primeira Copa Consultório na Rua de Futebol

Único jornal diário gratuito no metrô

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o secretário João Farias (Esportes e Lazer), realizaram nesta quarta-feira (12) a premiação dos vencedores da Primeira Copa Consultório de Rua de Futebol, no Ginásio do Pacaembu, região central da cidade.

O evento é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Esportes e Lazer, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência e Desenvolvimento Social.  Os jogos, realizados durante o mês de novembro no Clube Escola Mané Garrincha, na Zona Sul, contaram com a participação de 160 inscritos.

O objetivo desta atividade foi proporcionar, por meio do esporte, momentos de socialização, melhora na qualidade de vida e reabilitação psicossocial às pessoas em situação de rua, acompanhadas pelas equipes de Consultório na Rua/BomPar/SMS, auxiliando, assim, na redução de danos, do resgate da autoestima e da cidadania.

De acordo com o Censo da População em Situação de Rua de 2015 (FIPE), entre as 15.905 pessoas envolvidas nesse contexto no município de São Paulo, 85% são do sexo masculino, com idade entre 18 e 60 anos. Desde então, a maior parte das equipes de Consultório na Rua passou a realizar jogos de futebol. Nos últimos três meses foram realizadas 154 partidas, cerca de dez jogos por unidade, com média de 12 participantes do Consultório por jogo.

 

Foto: Leon Rodrigues Secom