Em clássico tenso, Corinthians derrota o Palmeiras com gol de Danilo Avelar

Único jornal diário gratuito no metrô

No primeiro teste de verdade do Campeonato Paulista, o Corinthians venceu o Palmeiras por 1 a 0, neste sábado, no estádio Allianz Parque, em São Paulo. O herói do jogo foi o contestado lateral-esquerdo Danilo Avelar, que marcou logo aos 7 minutos do primeiro tempo. Com o triunfo, o time alvinegro se recupera da derrota em casa para o Red Bull Brasil na última rodada.
Já o Palmeiras sofreu a primeira derrota no torneio e perdeu uma invencibilidade de 13 jogos, considerando a temporada passada. Foi a quarta vitória do Corinthians em sete clássicos disputados na nova arena do clube alviverde.
No primeiro duelo entre os treinadores Fábio Carille e Luiz Felipe Scolari, o corintiano levou a melhor apostando no esquema vitorioso em 2017: força defensiva e eficiência nas raras oportunidades criadas. O time abriu o placar e se fechou na defesa. O time de Felipão teve maior posse de bola, fez vários cruzamentos na área, mas teve poucas chances efetivas. Faltou criatividade.
O clássico foi quente, com seis cartões amarelos e um vermelho, para o atacante Deyverson, e repleto de discussões. Nem de longe parecia um jogo do início da fase de classificação.
A escolha de Fábio Carille por Mateus Vital, pelo lado direito, e Sornoza, centralizado, revelou uma proposta de jogo do Corinthians: recompor o meio de campo, marcar forte e valorizar a posse de bola. Era uma ideia aparentemente defensiva que escondia, na verdade, uma armadilha. Com a região central congestionada, o Corinthians pressionava a saída de bola, tentando explorar o erro dos zagueiros na saída de bola.
Foi assim que o time abriu o placar aos 7 minutos. Após cobrança de falta de Sornoza, Gustavo cabeceou e Weverton fez grande defesa, mas a bola sobrou para Danilo Avelar, que abriu o placar. O time alviverde respondeu em seguida. Apostando sempre no lado esquerdo, buscando a aproximação entre Dudu, Diego Barbosa e Lucas Lima, o time acertou a trave após a finalização de Dudu, que desviou na zaga.
Embora criasse boas chances, os palmeirenses mostraram irritação com o placar adverso em casa e a tentativa do Corinthians de ganhar tempo em todas as cobranças. Com isso, Felipe Melo e Bruno Henrique receberam cartão amarelo.
O final do jogo acirrou a tensão, presente em toda a partida. Além dos seis cartões amarelos, Deyverson foi expulso por ter cuspido no volante Richard. O lance foi um exemplo da irritação do Palmeiras com o placar adverso em casa para o maior rival.

Por cusparada, Deyverson pode
perder o restante do Paulistão

Expulso de campo pelo árbitro Luiz Flávio de Oliveira, em clássico disputado neste sábado, contra o Corinthians, o atacante Deyverson pode desfalcar o Palmeiras por um intervalo de seis a 12 jogos no Campeonato Paulista. O cartão vermelho foi aplicado porque o jogador cuspiu no corintiano Richard, ação tipificada no artigo 254-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
“Suspensão de seis a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de trinta a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código”, diz o trecho que trata do ato de “cuspir em outrem”.
Se a procuradoria do TJD-SP denunciar Deyverson e ele for punido, é possível que o atacante perca o restante do Paulistão. Se chegar à final, a equipe comandada por Felipão ainda fará mais 14 partidas, número inferior à pena máxima prevista no artigo 254-B, mas o julgamento e a aplicação da pena não devem acontecer imediatamente. O gancho só seria cumprido na competição estadual.
Desde que foi contratado, em 2017, essa foi a quinta expulsão de Deyverson com a camisa do Palmeiras. O atacante vai cumprir suspensão automática na próxima segunda-feira, quando o time dele vai enfrentar o Bragantino, no Pacaembu. Após a partida, Luiz Felipe Scolari disse que o cartão vermelho foi bem aplicado “É o mínimo que o árbitro poderia ter feito”, disse o técnico palmeirense. Deyverson se desculpou pelo episódio em um texto publicado no seu perfil no Instagram.

Foto: PETER LEONE/FUTURA PRESS